sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vaga para pastor. Requisito: surfista denominacional e vendedor de relíquias.













Neste link: http://www.pavablog.com/2012/01/27/precisa-se-de-pastor-para-evangelizar-que-seja-originario-da-mundial-ou-universal/ você vai encontrar uma reportagem estarrecedora: Uma denominação “evangélica” recém-aberta, com o nome clonado de outra, procura um pastor, ou melhor, (para não ofender os verdadeiros obreiros que lerão este) um profissional do púlpito. Não requisita alguém vocacionado e preparado, mas alguém oriundo de outros movimentos, ligados principalmente à Teologia da Prosperidade e também à aquisição de objetos em troca de “ofertas”. É sempre bom lembrar que a necessidade de possuir objetos sagrados (colunas, chaves, travesseiros, rosas ungidas, óleos da oliveira) para “fortalecer” a fé produz uma fé idolátrica e antibíblica; algo muito parecido com as vendas de relíquias trazidas de Jerusalém por Teodorico Raposo, personagem de A Relíquia, romance de Eça de Queirós.

Esse fato mostra como as pessoas estão vendo o ministério nos dias atuais. A abertura de uma igreja não está mais ligada ao desejo de anunciar um evangelho bíblico, mas um evangelho pré-modelado misturado e motivado por  interesses financeiros; não se procura um pastor estruturado na palavra, pode ser alguém declaradamente néofito, basta ser oriundo desta ou daquela denominação. Não se procura alguém vocacionado, chamado, preparado ou alguém que conheça a Bíblia; procura-se alguém que tenha recebido um treinamento específico, que seja habilidoso em uma área de interesse. Mas, e quanto a conhecer o evangelho? bem... "essas ortodoxias não são tão necessárias nestes dias modernos”.
Os requisitos bíblicos são muito diferentes: "O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e ter capacidade para ensinar.  Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo. Não deve amar o dinheiro. Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito. Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus? O bispo não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se for, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi. É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo". 1ª Timóteo 3: 3, 7.  "Pois aquele que tem a responsabilidade do trabalho de Deus, como bispo, deve ser um homem que não possa ser culpado de nada. Não deve ser orgulhoso, nem ter mau gênio, não deve ser chegado ao vinho, nem violento, nem ganancioso.  Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e deve amar o bem. Deve ser prudente, justo, dedicado a Deus e disciplinado.  Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro dos que são contra esse ensinamento". Tito 1: 7, 9.

Fazendo um paralelo nos requisitos para a escolha dos obreiros da Igreja Primitiva e a atual percebemos a imensa diferença entre a qualidade de vida espiritual encontrada na igreja primitiva e na igreja "moderna e neopentecostal". Este movimento tem sido o nascedouro de crentes que não se firmam em igreja alguma, mas vivem atrás de campanhas de bençãos, curas e prosperidade; são verdadeiros surfistas espirituais interessados nas bençãos e sem compromisso com o abençoador; cristãos que buscam uma igreja que pregue um evangelho que se adapte a sua vida cristã raquítica e improdutiva, e não um cristão que adapte sua vida ao evangelho de Cristo. 


Amados, a fé bíblica dispensa as "muletas espirituais" das campanhas, representadas por objetos de devoção, que são enviadas aos fiéis em troca de ofertas. Esta prática não diferem absolutamente em nada das vendas de indulgencias feitas pelo catolicismo na época da reforma. Esse é um legado do movimento neopentecostal: trazer o povo de Deus de volta à idade média. No lugar das indulgencias, as campanhas; no lugar das fogueiras, os programas de TV ou internet, em que os que discordam com o comércio da fé, são chamados de idiotas e ameaçados com maldições por "tocarem nos ungidos". Sejam bem vindo à idade das trevas! 

Evidente que o povo de Deus é orientado e pastoreado por homens que dedicam a sua vida à palavra e a servir à igreja. Mas pastores selecionados em anúncios de jornais, sem a observância dos princípios bíblicos, são apenas profissionais interessados em um salário e nos benefícios do evangelho. É evidente que o pastor é sustentado com os dízimos e ofertas dos membros das igrejas, algo comum na maioria das denominações religiosas, inclusive o catolicismo; mas daí a ser essa a  motivação principal para o exercício ministerial há um enorme diferença. O que vemos nada mais é que o cumprimento das apostasias ditas em 1ª Timóteo 3: 1, 9. Sejamos prudentes a fim de não cairmos em ciladas postas pelo nosso adversário.

2 comentários:

  1. QUANDO NÓS AQUELES QUE LUTAVAMOS PELA SERIEDADE E SIMPLISCIDADE DO EVANGELHO PASSAMOS A ACEITAR ESSA RAPAZIADA COMO IRMÃOS DE FÉ,DEMOS A ELES A CHANCELA DE CAPITALIZAR EM NOME DE DEUS ,ELES CRESCERAM EM NOSSA SOMBRA,ESTAMOS PAGANDO PELA NOSSA OMISSÃO,PEDRAS FALAM E FALAM MERDA.NÃO VOU ESPERAR LUTERO SAIR DA TUMBA,REVOLUÇÃO JÁ!!

    ResponderExcluir
  2. Alto preço por não priorizarmos nosso ensino em causas pétreas da doutrina bíblica.

    ResponderExcluir