quarta-feira, 14 de março de 2012

Afinal, os evangélicos são mesmo otários?


Descobri um novo nome para os cristãos. Calma, calma!!!!!!! A bíblia continua nos chamando pelo nome de Atos 11: 26. Mas alguns pregadores, de atuação midiática compulsiva, vêm se destacando também por usar uma linguagem mais rasteira que as de lutadores de artes marciais, nos colocaram um novo e “nobre” nome: OTÁRIOS. Eu poderia citar, entre outros, o nosso irmão de fé e até de denominação, mas como estes pregadores são muito bem assessorados por advogados, talvez encontrem uma brecha na lei para processar-me; algo inútil, mas ainda assim desagradável. Agora até um padre, que pelos vídeos postados na web, parece querer desempenhar papel semelhante, inclusive no destempero verbal, resolveu nos chamar pelo adjetivo, digamos, “carinhoso”.
Admiro-me em ver pessoas que declaram terem recebido boa formação moral, acadêmica e teológica, usar termos igualmente pejorativos e ignominiosos para referirem-se a irmãos de fé ou pessoas de quem discordam. Se a desculpa é o fato de Jesus ter confrontado duramente os fariseus, Ele (Jesus), de fato, usou palavras duras, mas respeitosas. O comportamento dos pregadores midiáticos, de achincalharem irmãos e desafetos com nomes grosseiros não condiz com os escritos de Paulo, em EF 5: 3, 4. (Como crentes em Deus, não consintam que a devassidão ou qualquer espécie de imoralidade ou ganância sejam sequer nomeadas no vosso meio. Também não fica bem dizerem palavras inconvenientes, insensatas ou grosseiras. Palavras de agradecimento a Deus é que devem dizer. Sociedade Bíblica de Portugal: Bíblia Sagrada, A Boa Nova Em Português Corrente. Sociedade Bíblica de Portugal)
Ao procurar o significado desta palavra, descobri (como antes pensava) ser um verbete de etimologia controversa, ou seja, uma gíria popular, que significa: indivíduo tolo, ingênuo, fácil de ser enganado, simplório, etc...  Ao abordar este tema com um amigo pastor, amante dos regionalismos, ele advogou que o uso de tais termos tem muito haver com questões culturais; posso até admitir que em uma conversa informal isto faça sentido; mas o seu uso em sermões, fere os princípios da homilética, que não proíbe o uso de linguagem coloquial, mas condena fazer uso de expressões duvidosas e sem um padrão mínimo de respeito vernáculo.
É inaceitável que os participantes da Reforma Protestante, que se caracterizou, (e ainda deveria se assim) pela busca do conhecimento bíblico e teológico sejam assim chamados por líderes evangélicos. É inadmissível que alguém, que frequentou um seminário, aprendeu muito de filosofia, estudou tratados de antropologia, que tem as mãos beijadas e receba confissões dos seus liderados, dirija-se a aqueles de quem discorda, chamando-os de “otários”. Se o uso de uma argumentação lógica não é capaz de convencer as pessoas com as quais debatemos, o uso de expressões ridicularizantes jamais o fará. Verdadeiramente, quem não sabe se expressar não merece ser ouvido. Chega a ser ultrajante, pararmos diante da TV, ou de qualquer outra mídia para sermos desrespeitados pela verborragia grosseira de quem depende da nossa audiência, e até das nossas ofertas para manter seus programas. Com certeza, o dia que a audiência de tais programas diminuir, seus apresentadores farão uma reflexão.
 Mas não se pode negar que vez por outra agimos de maneira ingênua, sendo facilmente manipulados, como tolos e outros adjetivos, acabamos por assumir o perfil digno de tal insulto.
Quando deixamos de pensar, para sermos controlados por quem quer que seja nos encaixamos no perfil do “novo nome” que estão nos dando! Quando deixamos de conferir a mensagem bíblica, tal quais os bereanos, para ver se era assim de fato, como nos relata Atos 17: 10, 11, e nos permitimos ser isca de qualquer interpretação bíblica sem a exegese correta, nos colocamos neste perfil! Quando recebemos qualquer objeto em troca de uma oferta de amor, nos encaixamos neste “novo nome” uma vez que a oferta não deve ser recompensada com absolutamente nada, pois deixaria de ser oferta! Quando abrimos mãos dos princípios saudáveis do verdadeiro evangelho para participar de qualquer experimentalismo religioso sem aprovação da palavra de Deus, também nos colocamos neste perfil.
Já chegou a hora, meu amado, de termos uma atitude clara com respeito aos que, em nome de Deus nos xingam e desrespeitam. Não é mais tempo de defendermos os que usam a mídia e o nome de Deus para angariarem fama e dinheiro. Não os condeno por viverem do evangelho, pois também vivo, aliás, isso é bíblico; mas os critico sim, por construírem impérios que só glorificam a si mesmos, e depois para manterem tal império, estarem dispostos a tudo, inclusive a nos chamar de otários. Não aceito tal título, se ele partir de alguém que se diz ovelha, mas ruge como leão.  Já suportei algumas afrontas por pregar o evangelho; sempre vindo de pessoas que não conheciam a Cristo; mas aqueles que se declaram irmãos devem se amar e demonstrar isso até no momento de discordar. Somente no dia em que a audiência destes tele pregadores raivosos que escandalizam o evangelho com suas palavras absurdas cair, eles aprenderão respeitar os ouvintes e irmãos na fé. Basta de prejuízo ao evangelho e de passar a imagem de que os evangélicos são mesmo otários.
Vamos nos caracterizar por sermos cristãos autênticos, buscadores do conhecimento bíblico e de um padrão de mensagem bíblica que nos estimule a conhecer a Deus e respeitar nossos irmãos e também aqueles que de nós discordam. Tenhamos de Jesus a dureza das palavras de Mateus 23, em que ele dizia aos fariseus: Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas; mas sejamos também dóceis como Ele foi para com o fariseu que o experimentava em LC 10: 25, 26, e com o mestre da lei em MC 12: 34, ao responder-lhes: “O que está escrito na Lei? Como lês?” e ainda: Não estás longe do reino de Deus. Jesus nos mostra que sinceridade e urbanidade, ou educação, ou fineza e respeito podem andar juntos; é uma questão de medida e tempero.




Um comentário:

  1. Boa ...kk rsr ....grande Pr. Jonatas acesse e siga o blog do grupo de missões RESGATE estamos melhorando o blog

    ResponderExcluir