domingo, 20 de janeiro de 2013

QUAL REDE DE TV ESTA SENDO USADA PARA EVANGELIZAR O BRASIL


Se antes, entre crentes de denominações pentecostais, a pergunta era porque não ter um aparelho de TV, hoje, que todos têm, o debate é como usar bem.

Mas o debate torna-se mais polêmico, ao surgirem tais questões: Como os cristãos podem usar a TV pra anunciar o evangelho? Entre os canais de alcance nacional, temos uma TV evangélica?
As redes de TV, como concessão pública, têm o propósito de produzir cultura e diversão; mas isso nunca é integralmente cumprido, e a cada ano que passa, a programação das TVs abertas conseguem se superar em falta de qualidade.

Mas no foco sob o qual abordamos a questão tenho entendo que:

*      A TV, pode sim ser um poderoso meio de evangelização. Mas devemos apresentar na TV o evangelho em sua completude; enquanto pregarmos um evangelho pré-moldado, para agradar um público alvo, e não para que os telespectadores se sintam impactados por uma mensagem que aborde temas como pecado, arrependimento, novo nascimento, e vida santificada faremos apenas marketing religioso e não evangelização.

*      Se nossa pregação é apenas propaganda das nossas denominações, concorrência para ver quem arrebata mais multidões, ver quem cura mais, etc... não pregaremos o evangelho, mas apenas a nós mesmos (2CO 4: 5).

*      Enquanto vendermos, flores, chaves, meias, colunas, óleos e todo tipo de quinquilharia em nome da fé, estaremos reduzindo o evangelho a tudo que ele não é; além de o ridicularizarmos.

*      Enquanto nossos cantores ops... artistas, forem à TV, cantarem os hinos, ops... musicas gospel, e não falarem da necessidade de vida transformada, pensando que estão usando a TV para pregar o evangelho, eles é que estarão sendo usados pelos departamentos comerciais das redes, para alcançar os objetivos financeiros desta empresas. Toda empresa visa lucro, mas nós é que não podemos nos deixar usar, para que elas lucrem com o evangelho. O erro não está na empresa de TV e sim em nossa falta de discernimento.

Quanto a uma grande rede de TV evangélica, ainda não temos uma de alcance nacional. Temos redes que fazem um trabalho hercúleo, e que estão crescendo; mas ainda precisam de mais investimento para que abranjam todo o Brasil!

Não podemos nos enganar! Uma rede que apresenta programas apenas de uma denominação, com pequenos (mínimos) espaços durante o dia e uma programação depois da meia noite, em que apenas faz propaganda denominacional e pouco se fala de Jesus; pode ser uma rede comprada com dinheiro de ofertas evangélicas, com um proprietário que se declara evangélico; mas definitivamente não é uma TV evangélica. 

Vejo que Deus pode usar todos os meios para levar o homem a conhecer Sua palavra. Deus tem sempre pessoas a quem usa, em todos os lugares. Mas não dá pra de maneira intelectualmente honesta, que esta ou aquela rede está sendo o canal de evangelização usado por Deus. Deus pode usar pessoas; e estas pessoas onde estiverem pregarão; mas ele não elegeu um meio, um homem apenas, ou um único método de evangelização. Ele usa a quem quer pregar sua palavra com fidelidade. O que passar disso é gabolice e cabotinismo.

3 comentários:

  1. O pouco espaço que é concedido aos evangélicos,infelizmente a maioria está sendo utilizado de forma insignificante,o evangelho genuíno não está sendo levado aqueles que necessitam realmente, as pessoas estão ouvindo e no final não reconhecem que precisam converter dos seus pecados,e é necessário que reconheçam através da palavra de Deus que está sendo levada através da TV que o homem precisam da salvação,e que não reconheçam por interesse em bens materiais na qual está sendo oferecido constantemente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. É verdade irmã Elida, que se estivéssemos usando este espaço de maneira mais coerente e coesa, colheríamos melhores frutos, e até a disposição dos crentes para investir neste segmento evangelístico. Mais portas seriam abertas!!!!

      Excluir