segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A RENÚNCIA DE BENTO XVI E ELEIÇÃO DO NOVO PAPA PODE ENSINAR ALGO A NÓS, MINISTROS DA CGADB?

O eminente senhor Ratzinger, octogenário líder católico, que veio a ser papa desta reconhecida denominação religiosa, anunciou sua renúncia para dia 28 próximo; uma vez que no direito canônico, a renúncia anunciada não pode ser revertida, a espera do dia 28 é apenas protocolar; em termos práticos o papa renunciou hoje.

Este anúncio acaba por precipitar o processo de eleição de um novo papa. É uma eleição secreta e indireta, mas revestida de todo um simbolismo, afinal de contas o eleito será o líder religioso de mais de um bilhão de pessoas. Não deverá ser perfeita, nem sem sobressaltos. Mas...

Todo este turbilhão em torno destes acontecimentos, colocou-me numa profunda reflexão. Em que pese as diferenças doutrinárias e teológicas que separam a vida de um clérigo católico e um pastor protestante, temos em comum o fato de nos dedicarmos integralmente às questões da fé cristã e da alma humana. Essas reflexões produziram em minha mente algumas perguntas que gostaria de dividir com todos os leitores deste incipiente blog, especialmente os meus colegas de ministério filiados à nossa Convenção Geral, órgão máximo de nossa representatividade jurídica. 

Estamos na eminencia de uma eleição em nossa querida CGADB. Embora tenhamos três candidatos inscritos, todos sabemos que haverá uma verdadeira batalha entre as duas candidaturas que há anos se digladiam, para ocupar um posto de extrema importância para a nossa denominação. Diante de tantos vexames causados por essa disputa que já aparenta ser pessoal, eu me pergunto e gostaria que você também perguntasse a si mesmo:

a) Porque os únicos assuntos que são tratados em nossas AGOs com a relevância devida, são os que estão ligados à eleição?

b) Porque não se elenca na pauta, os assuntos doutrinários que são tão caros à igrejas e aos ministros, que nesse Brasil afora necessitam de uma posição mais clara da CGADB????

c) Porque não se trata do esfacelamento da denominação em ministérios, que muitas vezes não têm condição de serem sequer uma subsede, fato que faz produzir um batalhão de ministros ordenados, sem chamada, vocação e instrução, que num ciclo vicioso, produzirão novos ministérios com piores condições dos que os que os ordenaram????

d) Porque não se exige das convenções regionais uma posição clara na disciplina de obreiros e até presidentes de campos que transigem no cuidado com a doutrina bíblica, e vivem "namorando" novas teologias, tais quais a famigerada teologia da prosperidade???

e) Porque ao invés de se criarem novas convenções regionais, não se resolve as questões beligerantes, moralizando as convenções existentes, resolvendo a polêmica questão da territorialidade de cada uma, evitando as brigas causadas por um agir confuso, em que todo mundo abre trabalho em território de outrem, na maioria das vezes apoiando divisores e perturbadores da igreja?????

f) Porque a nossa querida CGADB não pode ter suas contas abertas para serem consultadas por todos os ministros que estejam em dia com seus deveres convencionais?

g) Porque  uma eleição que deveria ser regida por princípios bíblicos, beira e até supera as eleições mais sujas deste país, com denúncias de manobras, "crocodilagens" (desculpe a gíria, é que não achei outo termo), e até compra de votos e apoios políticos????

h) Porque as "campanhas políticas" dentro da entidade precisam expor nossas vísceras e não nossos corações transformados pelo amor de Deus, a quem de fato servimos?????

i) Porque os nobres concorrentes, pr José Wellington (a quem amo com amor cristão, pois foi meu pastor entre 1996 e 2000, e que me consagrou ao presbitério) e o pr. Samuel Câmara (que respeito pela história e até pelo seu "discipulador" pr Alcebíades Vasconcelos), não abrem mão desta disputa fratricida, em favor de uma convenção realmente Geral?

j) Porque não deixar florescer de nossas sazonais primaveras, botões que gerarão como frutos, líderes nacionais novos, que se de fato forem de um caráter merecedor da "tão desejada posição", saberão honrar seus antecessores, não desmerecendo o trabalho secular para que nossa denominação tivesse o alcance atual, nem desfigurando a nossa história manchada por lágrimas e ate com pequenas gotas de sangue?

PORQUE??? PORQUE??? PORQUE???

Queridos! Não me tenham por tendencioso ou pretensioso.  O que aqui grafei são perguntas sinceras de um jovem pastor, de uma bem pequena cidade do interior mineiro, mas que ama a Cristo e Seu reino, e tem apreço pela denominação que plantou em seu coração a semente do evangelho, e onde descobriu, acalentou e desfruta de sua vocação. 

Que o Senhor nos dê paz!!!


2 comentários:

  1. Bom dia e paz do Senhor companheiro, e demais leitores...anão quero mudar nada do caro e ilustre Pastor Jônatas mais sim acrescentar, dentro do que ele escreveu ontem com o tema: o que estar por traz da renuncia do papa. fiquei pensando..alem do que o ilustre amigo pastor escreveu aqui creio que o líder católico veio a renunciar também por que a igreja católica que liberar o casamentos dos padres, o casamento gay, e como ja é fato o êxodo dos seus fieis a igreja pentecostais, o papa renunciou por não querer ceder a pressão do clero, tanto é que o que se ver é o numero cada dia maior dos carismáticos, e o aderimento dos costumes e liturgia evangélica e pentecostal nas missas e reuniões católica tem mais não se surpreendam se o próximo papa não for Brasileiro..visto que o brasil tem o maior numero de católicos do mundo e pra intimidar essa migração escolham um papa Brasileiro, sobre a nossa denominação e nossa CGADB?/meu amigo sou filho de pastor, e a mais de 16 anos ou mais sou pastor também, e fui Belemita mais de 12 anos sei o que é nossa amada CGADB e nossa Ass de Deus... Nepotismo, core lionismo, injustiças. leiam a epístola de Tiago 5 e reflitam... ganancia, invejas, tem um grupo miserável de assassinos de pastores e de ovelhas, compra e vendas de votos, meu Deus amigo..que Deus levante um outro Martin Lutero ..sem mais comentários..caldo de galinha e cautela não faz mal a ninguém ja dizia meu querido pai e pastor Josino Maciel...agora pra finalizar meu s amados..em referencia ao novo papa..pode os evangélicos esperar surpresas o tema sera: segure os nossos fies,parem os evangélicos!!!! ...eis o brado do próximo papa,o inferno vira com sua força maior e que a igreja Evangélica Brasileira e nossos lideres, ponha a igreja de pé em orações, de pé nas ruas e joelhos orando... o proposito do diabo é o mesmo dos dias Jesus, calem esse povo, meus lideres e companheiros despertemos..com amor e respeito a todos..Pr: Oseias Nunes maciel.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e paz do Senhor companheiro, e demais leitores...anão quero mudar nada do caro e ilustre Pastor Jônatas mais sim acrescentar, dentro do que ele escreveu ontem com o tema: o que estar por traz da renuncia do papa. fiquei pensando..alem do que o ilustre amigo pastor escreveu aqui creio que o líder católico veio a renunciar também por que a igreja católica que liberar o casamentos dos padres, o casamento gay, e como ja é fato o êxodo dos seus fieis a igreja pentecostais, o papa renunciou por não querer ceder a pressão do clero, tanto é que o que se ver é o numero cada dia maior dos carismáticos, e o aderimento dos costumes e liturgia evangélica e pentecostal nas missas e reuniões católica tem mais não se surpreendam se o próximo papa não for Brasileiro..visto que o brasil tem o maior numero de católicos do mundo e pra intimidar essa migração escolham um papa Brasileiro, sobre a nossa denominação e nossa CGADB?/meu amigo sou filho de pastor, e a mais de 16 anos ou mais sou pastor também, e fui Belemita mais de 12 anos sei o que é nossa amada CGADB e nossa Ass de Deus... Nepotismo, core lionismo, injustiças. leiam a epístola de Tiago 5 e reflitam... ganancia, invejas, tem um grupo miserável de assassinos de pastores e de ovelhas, compra e vendas de votos, meu Deus amigo..que Deus levante um outro Martin Lutero ..sem mais comentários..caldo de galinha e cautela não faz mal a ninguém ja dizia meu querido pai e pastor Josino Maciel...agora pra finalizar meu s amados..em referencia ao novo papa..pode os evangélicos esperar surpresas o tema sera: segure os nossos fies,parem os evangélicos!!!! ...eis o brado do próximo papa,o inferno vira com sua força maior e que a igreja Evangélica Brasileira e nossos lideres, ponha a igreja de pé em orações, de pé nas ruas e joelhos orando... o proposito do diabo é o mesmo dos dias Jesus, calem esse povo, meus lideres e companheiros despertemos..com amor e respeito a todos..Pr: Oseias Nunes maciel.

    ResponderExcluir